15 de outubro de 2012

Vereador eleito no RN perde festa de partido após incidente em Viracopos


José Rivaldo Lima (PMDB) terá que faltar em comemoração nesta segunda.

Ele viajou para Campinas para cuidar da mãe que foi internada na cidade.


Vereador eleito José Rivaldo Lima (PMDB), o Bada, pela cidade de Acarí (RN) (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas)Vereador eleito José Rivaldo Lima (PMDB), o Bada,
perde festa no RN (Foto: Luciano Calafiori/G1)
O fechamento do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), desde a noite de sábado (13) causa transtornos para centenas de passageiros até a manhã desta segunda-feira (15). O último balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) apontou que 338 voos previstos em 36 horas foram cancelados por causa de problemas no trem de pouso de uma aeronave de carga na aterrissagem, que ficou parada no local. A única pista de Viracopos segue fechada e não há previsão de liberação.
Entre os passageiros que foram prejudicados com o cancelamento das operações está um vereador eleito pela cidade de Acarí (RN), que vai perder a festa de comemoração da eleição porque não conseguirá embarcar a tempo para Natal (RN). José Rivaldo Lima (PMDB), o Bada, foi eleito com 440 votos e viajou para Campinas para internar a mãe doente no hospital.
O retorno estava previsto para sábado, mas o voo foi cancelado por causa do problema com uma aeronave de carga que teve problemas no trem de pouso na aterrissagem e interditou a única pista de Viracopos. A festa marcada para o fim de semana teve a data alterada para esta segunda-feira, mas o vereador eleito conseguiu adquirir passagem partindo de São Paulo (SP) nesta noite. "Não vai dar tempo, vou perder a festa", lamenta.
Consultora de negócios Franciele Custódio não consegue embarcar no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas)Consultora de negócios não consegue embarcar no
aeroporto (Foto: Luciano Calafiori/G1 Campinas)
A consultora de negócios Franciele Custódio mora em Florianópolis (SC) e passou o feriado em Americana (SP) na casa dos pais. Ela pretendia embarcar no voo da Azul às 18h05 de domingo (14), mas não conseguiu e retornou para a cidade onde a família mora. O deslocamento foi pago pela passageira. A consultora retornou ao aeroporto de Campinas na manhã desta segunda, e novamente não embarcou. Ela fez o estorno do valor da passagem e vai tentar comprar outro bilhete partindo da Grande São Paulo.
Por causa dos transtornos, ela pretende processar a companhia aérea e por isso registrou em fotos a situação no terminal e o painel que aponta os pousos e decolagens cancelados.
Trabalhos de remoção
A Infraero informou que todo o efetivo do terminal trabalha na remoção do avião, da Centurion Cargo, para a retomada dos voos. Ao todo, são 70 pessoas envolvidas na retirada da aeronave, entre funcionários da estatal, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da companhia aérea responsável pelo cargueiro.
Os trabalhos começaram na noite de domingo (14) e, segundo a assessoria da Infraero, o retorno das operações só será liberado após a limpeza e a manutenção na pista, já que a explosão do pneus provocou uma fissura no asfalto. Para a remoção do avião foi preciso solicitar equipamentos da capital paulista, devido à complexidade da operação.
Passageiros são levados de ônibusOs passageiros de voos que tinham partidas previstas de Viracopos na manhã desta segunda estão sendo levados de ônibus pelas companhias aéreas para os terminais de Congonhas, em São Paulo (SP), e de Guarulhos (SP). Outros grupos estão seguindo direto nos coletivos para o Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). Funcionários das empresas estão os orientando sobre as opções para seguirem viagem. Uma equipe da Anac foi enviada para o aeroporto para fiscalizar o serviço prestado aos passageiros prejudicados.
No fim de semana, a série de cancelamentos de voos deixou os clientes das aéreas irritados pelas longas filas e falta de informação das companhias. Passageiros chegaram a esperar seis horas para saber que não poderiam embarcar. Quem não seguiu de ônibus para a Grande São Paulo, recebeu hospedagem, de acordo com informações das companhias. Nesta segunda-feira, a situação é tranquila nas filas de check-in.
A Azul, que responde por 85% dos voos de passageiros em Viracopos, decidiu cancelar todas as operações até as 15h desta segunda-feira. A companhia aérea informou que até este horário, os cancelamentos da empresa soma 450. "As vendas dos voos de e para Campinas continuam suspensas, com o intuito de facilitar a reacomodação dos clientes prejudicados pelos voos cancelados", informou a Azul em nota divulgada na manhã desta segunda-feira.
Concessão de Viracopos
Atualmente, o aeroporto está em transição para a iniciativa privada. O projeto de ampliação foi apresentado pela concessionária que venceu o leilão em setembro e anunciou a intenção de antecipar a construção da segunda pista de pouso, inicialmente prevista para 2018.

O processo de transição da operação do aeroporto da Empresa Brasileira de Infraero para a iniciativa privada foi iniciado em 13 de agosto e está dividida em três etapas. Até meados de novembro a operação segue sob responsabilidade da Infraero, mas é assistida pela equipe da concessionária, que está se familiarizando com todos os processos.

Posteriormente, a concessionária assume a operação de Viracopos, com a supervisão da Infraero, por um prazo de 90 dias. Em fevereiro de 2013, a responsabilidade da operação de Viracopos passa a ser exclusiva da iniciativa privada.

Para ler mais notícias do G1 Campinas e Região, clique em g1.globo.com/campinas. Siga também o G1 Campinas e Região no Twitter e por RSS.
Avião foi removido da pista do Aeroporto de Viracopos, SP (Foto: Ricardo Custódio / EPTV)Avião de carga na pista do Aeroporto de Viracopos, SP (Foto: Ricardo Custódio / EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.