28 de abril de 2015

Construtoras paralisam obras do Minha Casa, Minha Vida no RN

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon/RN), anunciou a paralisação de obras do programa Minha Casa, Minha Vida no estado. De acordo com o ofício enviado pela entidade à Caixa Econômica Federal e ao governo, a paralisação começa nesta quarta-feira (29) e e atingirá obras em cinco municípios: Natal, Mossoró, São José de Mipibu, São Gonçalo do Amarante e Monte Alegre.
"É importante também destacar que, os constantes atrasos levaram às empresas a reduzir o ritmo das obras à níveis mínimos, encarecendo substancialmente os custos administrativos, visto que obras com cronogramas de execução previstos para 18 (dezoito) meses terão seus prazos de execução prolongados no mínimo por mais 6 (seis) meses, caso os pagamentos pendentes sejam regularizados, e a periodicidade dos pagamentos retornem às condições iniciais", diz o ofício emitido pelo Sinduscon.Nos ofícios, enviados nesta segunda-feira (27) para a Caixa e para o governo, o Sinduscon explica que os pagamentos das obras vêm sofrendo atrasos constantes desde dezembro de 2014, criando dificuldades de caixa para as empresas.
Segundo o sindicato, diversos ofícios foram enviados anteriormente à Caixa e ao governo, inclusive ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Entre as medidas sugeridas pela entidade para solucionar o conflito estavam a abertura de créditos para as empresas envolvidas nas obras em questão e o restabelecimento do pagamento por parte da Caixa e do Banco do Brasil, com a periodicidade anterior. Entretanto, as partes não chegaram a um acordo.
A paralisação deve afetar as obras acordadas nos contratos firmados do Minha Casa, Minha Vida - Faixa 1, que beneficia famílias com renda de até R$ 1.600, financiando 96% do valor do imóvel.
Para continuar com as obras, o sindicato exige o comprometimento de quitação das parcelas previstas para o início de maio deste ano, repactuação dos preços dos serviços em execução e pagamento de juros sobre as parcelas atrasadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.