11 de dezembro de 2018

Agora é possível enviar mensagens de áudio no Direct do Instagram, saiba como usar!

Após lançar concorrência direta com o Snapchat e o YouTube, através dos Stories e do IGTV, além de desbancar os acessos do Facebook, o Instagram agora mira na plataforma mais popular de bate-papo virtual: o WhatsApp. Isso porque, nessa segunda-feira (10), o aplicativo anunciou mais uma atualização e agora dispõe da ferramenta para envio de mensagens de voz via Direct (mensagens diretas).
O recurso está disponível tanto no sistema Android quando no iOS, e permite que o usuário grave áudios de até um minuto. Para usar a novidade, basta pressionar o ícone de microfone localizado no canto inferior da conversa e soltar para enviá-lo a outro usuário ou a um grupo. Para cancelar a mensagem antes do envio, é só arrastar a linha de áudio para a esquerda, em direção ao ícone da lixeira.
Além disso, assim como no WhatsApp, é possível “travar” a gravação de modo que não seja preciso ficar pressionando o botão o tempo todo. Para isso, basta apertar o ícone rapidamente e arrastar para cima, em direção ao cadeado.
ACESSIBILIDADE
Além da função das mensagens de voz e das demais ferramentas disponibilizadas pela plataforma nos últimos meses, como a opção de enviar Stories privados para os “Melhores Amigos” ou as novas formas de fazer compras através do aplicativo, o Instagram também lançou um novo recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual: o texto alternativo nas fotos.
Disponível desde o último dia 28, a ferramenta permite que leitores de tela, como o Voice Over do iOs e o TalkBack do Android, criem uma descrição detalhada das fotos. A função é desenvolvida automaticamente mas também permite que o usuário escreva a própria descrição nas configurações de publicação.
 Para isso, basta clicar na opção “Configurações avançadas” no painel de publicação e selecionar “Escrever texto alternativo”. Será aberta uma nova aba com uma caixa de texto, na qual o usuário pode descrever a imagem a ser publicada. Feito isso, basta tocar em “Salvar” e encerrar a postagem.
        
O texto alternativo não aparecerá na foto e será lida apenas pelas ferramentas de acessibilidade instaladas no aparelho celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.