26 de novembro de 2011

Hoje é o dia “D” de vacinação contra a raiva

Serão instalados 181 postos para vacinar os cães e gatos acima de três meses de idade ... EM PASSA E FICA os PSFs são os locais de Vacinação

O Dia “D” de mobilização da campanha de vacinação antirrábica 2011, está sendo realizado neste sábado, das 8h às 17h, em todos os bairros de Natal. Serão instalados 181 postos para vacinar os cães e gatos acima de três meses de idade.
A previsão é vacinar no “Dia D”, aproximadamente 70 mil animais, incluindo cães e gatos. Portanto, foram planejadas estratégias para que nessa data a meta de vacinação seja alcançada.
Nos locais onde não será possível a instalação de postos, como por exemplo, áreas de chácaras, locais de difícil acesso, regiões limítrofes do município, dentre outros, o Centro de Controle de Zoonoses já iniciou a vacinação de casa em casa.
Ao final da campanha, em 10 de dezembro, espera-se vacinar 65 mil cães, no mínimo, cujo quantitativo refere-se à meta de vacinação antirrábica estabelecida para o município, considerando que corresponde a 80% da população canina mensurada no último censo realizado pelo CCZ, em abril de 2011 (81.524 cães, aproximadamente).
O coordenador geral da campanha, o Médico Veterinário Diógenes Soares, ressalta a importância da campanha de vacinação como a medida mais eficaz no controle e na prevenção da raiva, principalmente porque, em Natal, este ano já foram confirmados quatro casos de raiva em morcegos.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, devido às campanhas anuais de vacinação, principalmente, o número de óbitos por raiva humana transmitida por cães e/ou gatos, reduziu de 52 em 1990, para 02 em 2009, 01 em 2010 e 02 em 2011. No município do Natal o último óbito por raiva humana ocorreu em 1983, transmitida por cão.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.