9 de junho de 2012

FALANDO DE MEIO AMBIENTE ... 5 de junho - Dia do Meio Ambiente - O quê pensam os brasileiros?




O Ministério do Meio Ambiente divulgou nesta quarta-feira (6) uma pesquisa que tenta entender o que o brasileiro pensa sobre a questão ambiental. Segundo a pesquisa, 13% dos entrevistados disseram estar preocupados com meio ambiente. É a sexta principal preocupação dos brasileiros:
Saúde/hospitais: 81%
Violência/criminalidade: 65%
Desemprego: 34%
Educação: 32%
Políticos: 23%
Meio ambiente: 13%

       A soma das porcentagens ultrapassa 100% porque, nesse tipo de pesquisa, o entrevistado pode responder mais de um item. O número de pessoas que citaram meio ambiente pode parecer pequeno, mas segundo o ministério, a porcentagem mais que dobrou desde a Eco-92, quando 5% dos brasileiros se diziam preocupados com a questão. Além disso, não é surpresa que brasileiros considerem outras áreas mais preocupantes, como saúde e educação.

      Outro dado interessante é que 90% dos brasileiros souberam citar pelo menos um problema ambiental que acham importante enfrentar. Os principais problemas citados foram desmatamento, poluição de rios e poluição do ar. Apenas 10% citaram como problema as mudanças climáticas.

      Para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a pesquisa mostra que os brasileiros estão se informando mais sobre as questões ambientais. Mas ela também ressalta que muitas pessoas ainda acham que meio ambiente é um problema, e não uma oportunidade.

       A pesquisa “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável” foi feita pelo Instituto CP2, de Belo Horizonte, seguindo diretrizes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Mais informações estão disponíveis no site do ministério, como dados sobre hábitos de consumo, separação do lixo, uso de sacolas plásticas, entre outros.

Colaboração
Profº. Ms. Márcio Balbino Cavalcante
Mestrado em Geografia – UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.