11 de fevereiro de 2015

Falta espaço para guardar veículos e motos apreendidos pelo Detran

Por Lara Paiva

Motos estão ocupando parte da calçada da sede do Detran (Foto: Alberto Leandro/Portal No Ar)

Motos estão ocupando parte da calçada da sede do Detran (Foto: Alberto Leandro/Portal No Ar)Graças às operações “Lei Seca” e “Duas Rodas”, organizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), intensificou o aumento de veículos apreendidos no Rio Grande do Norte. De acordo com os dados apresentados nesta terça-feira (10) cerca de 1904 motos e 674 carros estão nos pátios do Detran.
“Esse valor varia todos os dias, podendo aumentar este número ou não”, disse Adryano Barbosa, coordenador da Operação Lei Seca pelo Detran, na qual durante as blitzes alguns automóveis são apanhados quando o condutor é constatado que estava dirigindo sob influência de álcool.
Já a Operação Duas Rodas conseguiu apreender 502 motos somente em 2014. Entretanto, não há espaços para as apreensões ficarem no pátio do Detran, podendo atrapalhar o andamento das blitzes. Estes ficam no estacionamento da sede, no bairro de Cidade da Esperança. “Cerca de 10 a 20% dos veículos tomados estão aqui”, disse Adryano Barbosa.
A equipe do Portal No Ar esteve no estacionamento do Detran e observou a enorme quantidade de carros, que incluem alguns que pertencem ao Governo do Estado. Já as motos estão ocupando parte da calçada do Detran.  Cerca de 40 a 50 motos são apreendidas em cada operação realizada e em dezembro foram apreendidos 244 veículos.
Atualmente, o Departamento armazena os materiais apreendidos na sede do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), no bairro de Cidade da Esperança, próximo da sede, e também na zona Norte.  No interior do Rio Grande do Norte, as cidades de Mossoró e Caicó têm locais próprios.
A maioria dos veículos estão com documentos vencidos, multas não pagas ou não ter pago o IPVA. O dono do veículo paga uma diária nos primeiros 30 dias que estiver no pátio, na qual cada um custa R$ 7.

Estacionamento do Detran está lotado de motos e automóveis (Foto:Alberto Leandro/Portal No Ar)
Estacionamento do Detran está lotado de motos e automóveis (Foto:Alberto Leandro/Portal No Ar)

Depois, o motorista que não conseguir pagar ou recusar a pegá-lo de volta, o veículo vai para leilão. “Quando são novos, os donos pegam de volta rapidinho. Porém, aquele que não tem condições de pagar o que deve ou o carro é bastante velho, estes deixam”, disse Adryano, na qual apontou que 20% da frota apreendida fica nos pátios e estacionamento do Detran.

Diretor-geral do Detran pretende agilizar os leilões (Foto: Alberto Leandro/Portal No Ar)
Diretor-geral do Detran pretende agilizar os leilões (Foto: Alberto Leandro/Portal No Ar)

O diretor-geral, José Marcos Freire, reconhece a dificuldade do órgão em armazenar todos esses veículos. “O estacionamento do Detran está lotado de veículos apreendidos e isso não pode acontecer”, comentou. O titular do Detran comentou que a tendência é ainda aumentar a quantidade, uma vez que serão realizadas Operação Lei Seca em Mossoró e Caicó.
Ainda no mês de fevereiro será enviado ao Governo do Estado um plano de metas para melhorar a estrutura daqui a quatro anos, que funcionaria a longo prazo. “Nossa principal preocupação é com o pátio, porque o aumento da eficiência dessas operações permitiram que isso acontecesse”, garantiu Freire.
Uma das soluções sugeridas pelo diretor-geral foi criação de mecanismos para dar mais eficiência à realização de leilões, promovendo, assim, o esvaziamento da frota. O último leilão aconteceu em 2013. “Vamos fazer o estudo para terceirizar a logística desses veículos para os depósitos, no caso o guincho, a guarda que fiscaliza os objetos. Existem algumas experiências em outros Detran, como em Roraima”, afirmou.
Por enquanto, José Marcos Freire apresentou que uma questão imediata para se fazer é procurar uma outra área física para abrigar esses veículos. “Hoje, a apreensão dos veículos não é uma questão somente do Detran, mas de Segurança Pública, porque nessas blitze conseguimos encontrar carros roubados, drogas, armas e sempre estamos realizando atividade de força tarefa, junto com a Polícia Militar e Civil, relembrou o diretor-geral.
Frota e atendimentos
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) comentou que Rio Grande do Norte tem 1.048.809 veículos, na qual 44% da frota é composta por automóveis. Nos últimos quatro anos, houve um aumento de 43%. Em 2011, esse valor era de 700 mil. “Depois a maior frota vem de motocicletas, correspondendo uma porcentagem de 35%. Se juntar esses dois valores corresponde a quase 80% da frota existente no Rio Grande do Norte”, disse José Marcos Freire, diretor-geral do Detran.
De acordo com José Marcos Freire  os atendimentos melhoraram, porém o maior problema do Detran é a parte do sistema, da infraestrutura e no quadro pessoal. “Na realidade, já fizemos concurso, porém como o Governo do Estado está acima do limite prudencial e  não temos condições de chamar mais pessoas que foram aprovadas no concurso”, disse.
No ano passado, 635 mil carteiras de habilitação foram emitidas, quase atingindo o número da quantidade de veículos existentes no Rio Grande do Norte. Em Natal, estamos com 289 mil carteiras de habilitação e no interior 386 mil. Os maiores atendimentos são no shopping Via Direta e na sede do Detran. “Precisamos criar mecanismos para atender melhor o pessoal da zona Sul de Natal”, respondeu Marcos Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.