23 de junho de 2015

Com estiagem prolongada, pragas atacam cajueiros no RN

A castanha de caju é a principal atividade econômica do município de Severiano Melo, no Oeste do Rio Grande do Norte. Porém, a estiagem prolongada tem modificado a paisagem da região. No lugar de árvores verdes, estão cajueiros acinzentados. Pior que isso: o tempo quente e seco favorece o aparecimento de pragas. A infestação da 'mosca branca' traz preocupação aos agricultores. Cerca de 80% dos produtores do município lutam contra o fungo. É o que mostra matéria exibida nesta segunda-feira (22) pela Inter TV Cabugi.
A média histórica para a região é de 700 milímetros de chuva, mas em 2014 as precipitações ficaram abaixo dos 500 milímetros. Este ano, choveu pouco mais de 280 milímetros até agora. A esperança do produtor rural José Gomes de Melo era de que, com o período chuvoso, os insetos diminuíssem. Mas, como as chuvas praticamente não aconteceram, o problema só cresceu. "Com o cajueiro gigante, não há possibilidade de pulverizar", disse.
O pomar de José fica no sítio Morada Nova, com 110 hectares. Há cinco anos a média de produção era de 60 mil quilos de castanha. Mas com os anos seguidos de seca, a produção teve queda. Em 2014, a safra não passou de 2 mil quilos. Este ano, com a infestação da praga, a produção deve cair ainda mais. "Elas chupam a seiva do cajueiro todo, e isso mata o cajueiro", explicou.
No sítio Baixa do Açudinho, também na região rural de Severiano Melo, o cenário não é diferente. Os pés de caju foram atacados pelas moscas brancas. É uma preocupação para Jacinto, que investe na cajucultura há mais de dez anos. "A falta de chuva é o principal ponto para que ela ataque. Quando você chega de manhã, você já vê ela voando. Por sinal, ela chega até na casa da gente", disse Jacinto Carvalho.
A forma adulta do inseto é semelhante a de uma pequena borboleta de cor branca. As mais jovens ficam presas às folhas. As moscas sugam a seiva do cajueiro, favorecendo o surgimento da fumagina, outro tipo de fungo. Sem o controle adequado, a ação dos dois fungos pode matar a planta. 
A mosca branca aparece no período da floração. Como o Rio Grande do Norte já está no quarto ano de estiagem, a incidência do inseto é ainda maior. Quanto maior a incidência da praga, menor a produtividade. A redução pode chegar a 60%.
Rodrigo Carlos é agrônomo e orienta os produtores de Severiano Melo a fazerem o controle das pragas. Os cajueiros da propriedade de Jacinto Carvalho já receberam a primeira aplicação de uma mistura preparada com água, óleo vegetal e detergente. Uma aplicação é o suficiente, mas se o produtor observar que a infestação continua, pode reaplicar o produto quinze dias depois. O ideal é pulverizar nas horas menos quentes para não queimar as folhas.
No sítio Baixa do Açudinho, também na região rural de Severiano Melo, os pés de caju também foram atacados pelas moscas brancas (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)No sítio Baixa do Açudinho, também na região rural de Severiano Melo, os pés de caju também foram atacados pelas moscas brancas (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.