13 de agosto de 2013

Henrique ameaça aliança do PMDB com Rosalba: “O PMDB está aberto ao diálogo”

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, líder do PMDB no Rio Grande do Norte, afirmou que o partido está aberto ao diálogo com outras legendas, visando a formação de chapas para concorrer nas eleições do próximo ano. Henrique preferiu não abordar a possível pré-candidatura do deputado estadual Walter Alves, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, a governador do Estado.
Em contato com o Jornal de Hoje, Henrique afirmou que o PMDB não discutirá nenhum caminho para as eleições do ano que vem antes de uma pesquisa que traga informações de como pensa o Estado. “O PMDB não discutirá nenhum caminho antes de uma pesquisa que traga informações de como pensa o RN, do seu presente e do seu futuro”, afirmou Henrique.
Henrique afirma que o PMDB mantém a aliança com Rosalba, mas acena com a possibilidade de rompimento e escolha por outro caminho. “O partido não radicalizará nenhum posicionamento, aberto ao diálogo com os que queiram o melhor para o nosso Estado”, afirmou. Ele disse que os passos do PMDB para 2014 serão dados com “verdade e transparência”.
Nesta segunda-feira, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, confirmou a realização de um encontro do diretório estadual do PMDB este ano para discutir o rumo do partido para 2014. O ministro negou que vai se candidatar e disse que a legenda está “órfã” de candidaturas a governador. Entretanto, Garibaldi se disse lisonjeado com o lançamento de Walter pela Juventude peemedebista. O ministro afirmou que o PMDB irá discutir a possibilidade de outras alianças para 2014.
Até o fechamento desta edição de O Jornal de Hoje, Henrique preferiu não comentar as declarações do ministro. Também não respondeu se haverá o fim da aliança com o governo Rosalba Ciarlini. Henrique era tido, até bem pouco tempo, como plano b para disputar o governo do Estado, caso a governadora Rosalba Ciarlini não disputasse a reeleição no ano que vem.
O nome de um empresário de sucesso também é cogitado nos bastidores da política potiguar para disputar, com o apoio do PMDB e do DEM, o governo do Estado do Rio Grande do Norte. Entre estes candidatos, citam-se os presidentes do Grupo Guararapes, Flavio Rocha, da Ecocil, Fernando Bezerra, e da Ale, Marcelo Alecrim. Henrique também preferiu não comentar o assunto.

Walter, Wilma e Fátima podem integrar chapa única em 2014
Entre parentes e amigos de integrantes do PMDB têm-se como certa a possibilidade de Walter Alves disputar o governo do Estado nas eleições do ano que vem. Inclusive, as notícias são de que representantes políticos da legenda estariam dialogando com outros partidos, como é o caso do PSB, da ex-governadora Wilma de Faria, líder socialista no Estado, com vistas à formação de uma futura chapa.
Segundo esses interlocutores, a chapa Walter governador, Wilma senadora, estaria sendo bastante avaliada e comentada. Sobre esta chapa, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, afirmou ontem que é “especulativa”, mas disse não ter “nada contra a ex-governadora”, contra quem disputou o governo e foi derrotado em 2006, quando Wilma concorreu  à reeleição ao governo.
Há ainda quem aposte, entretanto, que a chapa poderá contar com o reforço do PT, desde que a legenda indique um candidato ao Senado. Neste caso, Wilma de Faria disputaria um mandato de deputada federal, e o PSB indicaria um nome para vice, que poderia também partir da Assembleia Legislativa, provavelmente a deputada estadual Larissa Rosado (PSB) ou a deputada estadual Márcia Maia (PSB). Neste caso, o PT indicaria a deputada federal Fátima Bezerra como candidata ao Senado.
A possibilidade de união do DEM e do PSD a essa chapa também não é descartada. Assim, o deputado Felipe Maia seria valorizado numa disputa pela reeleição, contemplando o senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM. O  deputado federal Fábio Faria (PSD) também seria reforçado na condição de candidato à reeleição, considerando o vice-governador Robinson Faria, que, por sua vez, disputaria novamente a Assembleia Legislativa, com o objetivo de conquistar a Presidência da Casa pela terceira vez e ter o compromisso de trabalhar para retirar o Estado do atual momento de crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.