9 de janeiro de 2012

COMUNICAÇÃO COM QUALIDADE E ÉTICA

Ionaldo Balbino
Nunca em qualquer outra época da humanidade houve tamanha quantidade de comunicação, troca e acesso a informação como na era da Internet. Comunicação é tudo e tem sido muito bem exercitada por uma quantidade cada vez mais crescente de usuários da Internet.
Todavia, essa espécie de diário eletrônico interativo, que é o blog, tem também servido de ‘escape’ a muitas pessoas tímidas, mas principalmente para o exercício da introspecção.  O resultado disso é uma taxa de atualização do conteúdo dos blogs, acontecendo semanalmente, da ordem 10%. A existência mais de 70 milhões de blogs é um fator positivo, pois há uma enorme quantidade de informação disponível ao leitor. Entretanto, há também um fator negativo que é a falta de ética e também de sentido de comunidade (online), pois não existe um padrão de natureza profissional como ocorre nas demais mídias. Um exemplo dessa falta de conduta foi um conjunto de ameaças colocadas no blog de uma escritora norte americana.
O blog regional online nada mais é do que mais um meio de comunicação que permite a expressão do autor e sua comunicação com seus leitores numa interação dinâmica. Mas, ao mesmo tempo que o blog se constitui em mais uma alternativa de informação e comunicação, ele também requer um código de ética para que a liberdade de expressão não seja cerceada nem o comportamento excêntrico impeça a comunidade de trocar informações e experiências.
Comunicação é tanto arte quanto necessidade humana que o humano precisa aprender a usar para apreciar a ‘beleza’ da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.