12 de janeiro de 2012

Cremern e OAB constatam irregularidades no atendimento do Walfredo Gurgel


Representantes do Conselho Regional de Medicina [Cremern], do Conselho Regional de Enfermagem [Coren] e da Comissão de Direito de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN) visitaram, hoje pela manhã, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e constataram grave violação de direitos na assistência médica aos pacientes. Com a superlotação, não eram poucos os pacientes internados nos corredores.
DivulgaçãoCoCremern e OAB visitaram o hospital para observar as condições de atendimentoCoCremern e OAB visitaram o hospital para observar as condições de atendimento

O mais grave era a situação de pacientes 'entubados', internados em macas, nos corredores da unidade, por falta de leito de terapia intensiva. Além disso, o hospital tem problemas de desabastecimento e de faltade pessoal. "Há um verdadeiro desrespeito à dignidade humana", afirmou a presidente da Comissão de Saúde da OAB, Elisângela Fernandes da Silva.

A situação nos corredores do Politrauma e do Centro de Recuperação de Operados (CRO) foi considerada caótica pelo presidente do Cremern, Jeancarlo Fernandes. Segundo ele, a visita ao pronto socorro foi uma iniciativa do Cremern diante do descaso que à saúde no Estado vem enfrentando.

Jeancarlo Cavalcante alerta para a necessidade urgente de melhorias no pronto socorro, que é o maior do Estado. "Foi constatado uma situação grave no atendimento aos pacientes. Falta o mínimo necessário para que os pacientes sejam atendidos pelos médicos que trabalham no Clóvis Sarinho", afirmou.

Depois da fiscalização, um relatório será elaborado e uma reunião será marcada entre o CREMERN e a Comissão de Saúde da OAB/RN para que sejam discutidas quais as medidas que serão tomadas do ponto de vista da Justiça. "O que a gente vai apurar é o que pode ser feito.  Viemos para conhecer a situação e saber a realidade dos recursos que estão disponíveis para a Saúde., para que possamos tentar mudar a situação, que não é específica do Walfredo Gurgel", afirmou a presidente da Comissão de Saúde da OAB/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.