19 de setembro de 2013

Deputado Walter Alves: “Estamos conversando com Robinson Faria e poderemos caminhar juntos”

 

Líder do PMDB confirma que há conversas do partido com o vice-governador sobre candidatura em 2014. Foto: Divulgação
Líder do PMDB confirma que há conversas do partido com o vice-governador sobre candidatura em 2014. Foto: Divulgação
 
 
 
 
O líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Walter Alves, admitiu conversas políticas com o vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, presidente estadual do PSD e pré-candidato do partido a governador. Em entrevista ao “Jornal da Cidade”, da FM 94, o deputado, filho do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, acolheu a possibilidade de PMDB e PSD “caminharem juntos” nas eleições de 2014 para o governo e o Senado.
“A hora agora é de nós conversarmos com todos. Nós estivemos recentemente com o vice-governador – nós temos uma boa ligação, ele foi presidente da Assembleia – e estamos conversando com o PSD e poderemos caminhar juntos”, disse Walter, ao ser abordado sobre a possibilidade de aliança do PMDB do deputado Henrique Eduardo e do ministro Garibaldi Filho com o PSD de Robinson Faria.
Sobre a suposta filiação de Robinson Faria ao PMDB, o deputado Walter Alves disse não poder falar em nome do partido, que é presidido pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo. No entanto, segundo Walter, qualquer filiação ao PMDB seria bem-vinda. “Eu não posso falar pelo partido. Eu sou apenas um deputado estadual e não tenho essa autoridade. Agora, quem vier para o PMDB é muito bem vindo”, declarou.
Ainda segundo Walter Alves, o vice-governador Robinson Faria é um “nome respeitado” na história política do Estado. “Eu acho que Robinson é um nome respeitado, é um nome que tem uma história política e deverá caminhar conosco nesse grupo de oposição que será construído”, declarou o peemedebista, que na sexta-feira passada participou de um almoço com o vice-governador, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, e o deputado estadual José Dias (PSD).
CONVERSAR
Walter Alves falou em “construção” de uma composição com os partidos de oposição, destacando que o próprio ministro, Garibaldi Filho, assumiu a liderança desse processo no encontro com prefeitos e vereadores do PMDB na última segunda-feira, num hotel em Ponta Negra. “Vamos começar a construir, a conversar. O senador Garibaldi, de forma muito humilde, se dispôs a ser um dos interlocutores para conversar com os demais partidos que pleiteiam a condição de disputar uma chapa majoritária, mas sem afobamento. Tudo tem a sua hora; e o momento, na verdade, é no próximo ano”, disse Walter.
Ainda de acordo com o deputado, o PMDB se encontra em situação privilegiada no cenário político nacional e a hora é de continuar ajudando o Estado. “A hora agora é de correr e ver se o governo do Estado consegue ter agilidade para que se concretizem as conquistas obtidas em Brasília, porque você sabe que recentemente houve perdas de convênios do governo federal; isso aí é um absurdo. Se o Estado não tem dinheiro para fazer e ainda existem perdas por falta de projetos, não dá”, afirmou.
 
Para Henrique Alves, filiação de Robinson ao PMDB é especulação
O presidente do PMDB no Rio Grande do Norte, deputado federal Henrique Eduardo Alves, disse na manhã desta quarta-feira que considerou “desrespeitosas” as especulações de que o vice-governador, presidente estadual do PSD, Robinson Faria, renunciaria à presidência do PSD para se filiar ao PMDB e se candidatar a governador pela legenda peemedebista.
“Ninguém me falou desse assunto. Desconheço por completo e também o PMDB”, disse o presidente da Câmara dos Deputados, considerando que há desrespeito na especulação porque Robinson fundou o PSD e o preside no Estado. “E ainda o vice-governador Robinson é o presidente e líder do PSD, que ele fundou. Acho até desrespeitoso tratar dessa especulação”, disse o dirigente do PMDB potiguar.
Henrique presidiu reunião do diretório do PMDB com deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, vice-prefeitos, lideranças interioranas e o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, na última segunda-feira, quando foi ratificado, à unanimidade do partido, o rompimento do PMDB em relação ao governo Rosalba Ciarlini (DEM) e também a candidatura própria do PMDB a governador nas eleições de 2014. Entretanto, o PMDB não definiu nomes. “Decisão do PMDB é candidatura própria. E uma proposta para debater com o Rio Grande do Norte e partidos que se somarão à luta”, refirmou Henrique na manhã de hoje.
OPOSIÇÃO
Na última sexta, Garibaldi e o líder do PMDB na Assembleia, deputado estadual Walter Alves, conversaram longamente com o presidente do PSD, Robinson Faria, e o deputado estadual José Dias (PSD). Foi o primeiro contato de Garibaldi com a oposição ao governo estadual após o rompimento do PMDB com o governo. Já Henrique havia participado de um jantar com representantes da oposição no dia do rompimento.
Até agora, para as eleições do ano que vem, há apenas uma candidatura posta: a do vice-governador Robinson Faria. Caso confirme-se a candidatura a presidente da República de Eduardo Campos, que hoje entregou os cargos do PSB no governo Dilma Rousseff, é muito provável que a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, seja lançada candidata a governadora pelo PSB. Já a governadora Rosalba Ciarlini ainda não se pronunciou sobre possibilidade de disputar a reeleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.