25 de abril de 2013

Ruas alagadas e trânsito intenso em poucas horas de chuva em Natal


De acordo com a Defesa Civil Municipal, 122 pontos de alagamentos foram registrados na capital. Foto: Heracles Dantas
De acordo com a Defesa Civil Municipal, 122 pontos de alagamentos foram registrados na capital. Foto: Heracles Dantas
A população natalense agradeceu as chuvas que começaram a cair nos últimos dias, que aliviaram o calor intenso. No entanto, poucos mais de 24 horas de chuva, foram suficientes para que os transtornos começassem a aparecer. Na manhã desta quarta-feira (24), mesmo com chuvas rápidas, o congestionamento estava intenso em diversos pontos da cidade onde as ruas ficaram alagadas.
No principal corredor da cidade, a avenida Senador Salgado Filho, no trecho que dá acesso ao viaduto IV Centenário, motoristas se arriscavam na travessia por uma verdadeira lagoa que se formou. O clima era de tensão e estresse entre os condutores, pois devido ao alagamento e a lentidão dos carros, o congestionamento começava em frente ao Shopping Via Direta e seguia até o cruzamento com a avenida Alexandrino de Alencar, onde o movimento estava ainda mais intenso.
Outro ponto crítico e também bastante movimentado foi o cruzamento da avenida das Alagoas com avenida Ayrton Senna, em frente à Lagoa do Jiqui, na altura do bairro de Pirangi. No local, em poucos minutos, a água encheu a pista, dificultando a passagem de carros e, principalmente, dos pedestres, que ficaram sem ter como esperar o ônibus nas paradas, como afirma o autônomo Carlos André Trigueiro.
“Basta uma chuvinha e a pista fica alagada rapidamente. Os carros até conseguem passar, mas quem está a pé e precisa chegar às paradas para esperar o ônibus, quase sempre leva um banho quando os veículos passam. Às vezes, para se proteger, as pessoas se afastam um pouco mais da parada e, por isso, acabam perdendo o ônibus”, disse.
Nos locais onde não há calçamento ou saneamento básico, os moradores precisam fazer ‘manobras’ ao saírem de casa quando chove. No bairro de Capim Macio, zona Sul de Natal, o problema é crônico e, segundo a moradora Priscila Praxedes, o período das chuvas causa muito transtorno para quem precisa sair ou chegar em casa.
“Sempre foi assim, e eu não entendo porque esse problema das ruas de Capim Macio ainda não foi resolvido. As ruas são de barro e fica horrível passar por elas, principalmente, quando se está a pé. De carro então, todos ficamos com medo, pois quando está alagado nunca se sabe a profundidade, e nem se o carro consegue passar. É horrível para quem mora e para quem precisa passar por aqui”, afirmou Priscila.
Com as chuvas da última terça-feira (23) e de hoje (24), a Defesa Civil informou que foram detectados 122 pontos de alagamento em Natal, em todas as zonas. Desse total, 23 pontos estão sendo monitorados mais intensamente pelo órgão, por apresentarem situação mais crítica.
Apesar dos transtornos causados com a chuva, o diretor da Defesa Civil de Natal, Cabo Jeoás, afirma que os alagamentos são considerados normais e que não há motivos para grandes preocupações. “As chuvas que tivemos nesses últimos dias não tiveram uma proporção preocupante para a Defesa Civil. Foram alagamentos normais, em locais de fácil escoamento, e não tivemos nenhuma ocorrência grave”, explicou.
O diretor também explica que a Defesa Civil já está trabalhando para evitar maiores problemas quando as chuvas aumentarem. “Estamos realizando um trabalho preventivo, monitorando todos os pontos de alagamento já identificados, e verificando a existência de outros. Estamos monitorando as lagoas de capitação e informando às Secretarias competentes sobre as obras de manutenção que devem ser feitas com urgência. Nosso trabalho vai continuar durante todo o período das chuvas, e estamos prontos a atender qualquer ocorrência, 24 horas por dia”, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.