22 de fevereiro de 2012

Dom Matias celebra última missa na Catedral, enquanto arcebispo


Centenas de fieis lotam a Catedral Metropolitana de Natal, neste momento, para receber a penitência das cinzas. O rito, que dá nome a quarta-feira seguinte aos quatro dias de carnaval, marca o início do período de Quaresma - a preparação para a principal festa do catolicismo, a Páscoa, quando os cristãos comemoram a Ressurreição de Jesus.

Júnior Santos
A missa é celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Natal Dom Matias Patrício de Macedo. Esta é a última celebração dele, enquanto arcebispo, na Catedral Metropolitana. Amanhã, o   arcebispo viaja para João Pessoa, onde permanece em retiro até o sábado. No domingo, dia 26,  assumirá a cátedra Dom Jaime Vieira Costa.

O celebrante convidou os fieis a reflexão sobre ser a quaresma "o tempo oportuno para se aproximar, criar intimidade com Deus. Tempo oportuno para  a salvação". Na homília, Dom Matias ressaltou as práticas quaresmais, a oração, jejum e esmola, e uma quarta prática, agregada nos últimos 50 anos: a Campanha da Fraternidade. Este ano, a CF irá abordar "Fraternidade e Saúde Pública", com o lema será "Que a saúde se difunda na terra", baseado no texto de Eclesiástico.

Como de costume, a CF 2012 foi lançada nacionalmente, nesta quarta-feira, pela Igreja Católica, através da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Muitos católicos, como Maria Aparecida Vieira, compareceram para receber as cinzas e se despedir do pastor, que a partir de domingo desempenhará a função de administrador apostólico de Natal. "Sempre venho à missa das cinzas, aqui na Catedral. É um tempo de recolhimento, de viver o que pede a quaresma", disse a moradora da Redinha.

Segundo a tradição da Igreja católica, as cinzas são feitas dos ramos guardados da procissão do Domingo de Ramos, do ano anterior.

Origem

Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante a Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia).No Catolicismo Romano, é um dia de jejum e abstinência. Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia depois da "terça-feira gorda" ou Mardi Gras, o último dia da temporada de Carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.