4 de novembro de 2013

Cidade do RN que estava em estado de calamidade por causa da seca acorda com chuva intensa de Granizo e População fica ASSUSTADA

Santana do Seridó é um das 150 cidades do Rio Grande do Norte que sofre com a seca, e já declarou estado de calamidade pública. Mas para a surpresa de todos os moradores da região, a cidade testemunhou ontem uma chuva de granizo. Choveu pedras de gelo do tamanho de uvas, o que segundo os moradores, chegava a machucar muito. Muitas pessoas registraram o fato com fotos e publicaram nas redes sociais. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a chuva pode ter sido provocada por um vórtice ciclônico de ar superior que está atuando sobre a região Nordeste e que induz a formação de instabilidades sobre a região desde que esteja numa posição favorável.
Mas não foi a primeira vez que isto aconteceu. Em 1974 também houve uma chuca de granizo na região.  Porém, muitos moradores nunca haviam presenciado nada parecido, e a população ficou muito assustada. Rafael Fagner, de 30 anos, estava lavando o carro quando a chuva começou e se assustou quando a ‘chuva de pedras’ começou. “Era muita pedra e caía com força, até machucava. Eu guardei o carro e corri pra dentro de casa. Eu e minha esposa ficamos tensos, nunca tínhamos visto nada parecido”, contou.
Em Taboleiro Grande, cidade localizada no Auto Oeste do RN Também choveu granizo. A chuva causou o desabamento de parte de uma residencia no centro da cidade.
De acordo com a Emparn, no interior do Estado choveu, em média, de 80 a 100 mm. No município de Tenente Ananias, por exemplo, choveu 78 mm, o que seria equivalente à expectativa de chuvas de outubro, novembro e dezembro. Ainda segundo informações dos meteorologistas da Emparn, as chuvas devem persistir até a próxima terça-feira (5), porém em menor intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários postados nas publicações são MODERADOS porem seus conteúdos são de responsabilidade dos autores.